segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dica de Saúde da Mulher

Desça do salto!



Considerado por grande parte das mulheres um item essencial no guarda-roupa e aliado da elegância e da sensualidade, o salto alto pode trazer prejuízos à postura, quando usado com frequência. Porém, não é preciso abandoná-lo de vez! Basta seguir alguns cuidados para continuar charmosa, sem causar danos à saúde.

Atenção aos riscos

Quando se usa salto alto, a pressão de sustentação do corpo, que geralmente se distribui por toda a sola, concentra-se no dedão e no dedo vizinho. “Essa sobrecarga pode causar calos e bolhas na sola, dor e até lesões”, explica o ortopedista Maurício Póvoa Barbosa, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia. E como o salto alto altera a forma de pisar, a longo prazo pode ocorrer a mudança na conformação dos pés.

Outro problema é a dificuldade na flexão da planta do pé, o que prejudica a circulação e potencializa a tendência a varizes. E com o calcanhar lá em cima, é comum ocorrer lordoses e alteração da musculatura da perna, tornando os músculos mais curtos na parte traseira e mais longos na frente.






Elegante, sem prejudicar a saúde

- “No dia a dia, opte por saltos de até 4 centímetros”, aconselha o ortopedista.

- Em casa, use sapatos baixos, largos e confortáveis.

- Alterne o modelo: se um dia usou salto muito alto, no outro, prefira o mais baixo.

- “Opte por calçados com bico e salto quadrados, que oferecem estabilidade e conforto”, orienta Maurício.

- Para dirigir ou andar a pé, use tênis ou sapato sem salto.

- Ao final do dia, alongue a panturrilha: apoie metade do pé sobre um degrau e force o calcanhar para baixo. Repita o exercício com o outro pé. Depois, gire os tornozelos para o lado esquerdo e direito durante 5 minutos. Por fim, faça uma massagem nos pés, para recuperar a circulação e prevenir cãibras e dores musculares, e coloque as pernas para cima por alguns minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário